-
Arquitetos: MaMo Architects
- Área: 5390 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jeffrey Totaro
-
Fabricantes: Andersen Windows & Doors, Atas International, Velux, reSAWN TIMBER co.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A inspiração para o celeiro CHARRED foi encontrada em meio às formas familiares de celeiro que cobrem a paisagem local nas colinas de West Chester, Pensilvânia. As estruturas são funcionais, contextualmente apropriadas e fiéis à tarefa em sua concepção. Empregando uma casca externa ICF e um sistema de piso LiteDeck, essas formas tradicionais começaram a entrar em uma paisagem moderna. Utilizando ventilação passiva, massa térmica do concreto, orientação cuidadosa do edifício, painéis fotovoltaicos e acabamentos internos e externos sustentáveis, as formas familiares começaram a assumir características desconhecidas. O revestimento externo promoveu o diálogo entre o familiar e o inesperado, combinando metal corrugado com concreto, aço, madeira carbonizada e madeiras recuperadas.
O impacto dos métodos de construção nos espaços interiores permitiu destacar não só a paisagem envolvente, mas também o peso e a textura da construção. A casca externa do ICF (cofragem de concreto isolado) e o piso de concreto criaram uma casca contígua que liberou a fachada para ser empurrada, puxada e esculpida, como uma criança brincando com uma caixa de leite. Cortar partes e juntá-las novamente. Momentos especiais criados nos recessos e balanços possibilitados apenas pelo método construtivo. Pisos de concreto aparente suavizados pela justaposição de texturas de madeira reciclada e recuperada criam espaços quentes, mas duráveis em todo o interior.
Um desafio esperado surgiu ao tentar encontrar um empreiteiro local que pudesse construir esta casa especial. Nossa investigação levou a um jovem empreiteiro cujo negócio se concentrava na construção de garagens. Seu conhecimento prático ajudou a informar melhor o projeto do edifício, criando essencialmente uma garagem de concreto na forma de um celeiro.
Os objetivos de projeto e os valores centrais do MaMo estão enraizados na construção de edifícios com foco mais sustentável, usando as práticas atuais da ciência da construção, incorporando tipologias comerciais, industriais e residenciais para criar espaços quentes, modernos e duráveis. MaMo trabalha com artesãos locais para criar espaços que estimulam a tensão entre o GRIT dos sistemas de construção e o valor discreto de materiais naturalmente refinados e artesanais. MaMo se esforça para fornecer uma solução de design alternativa para as práticas de construção antiquadas, sendo hoje para criar casas coloniais centrais onipresentes que proliferam na paisagem local.